segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Um filme antigo raro com uma das operetas ontológicas: Gräfin Marize, de Emerich Kálmán (Imre Koppstein), de 1932. Dirigido por Richard Oswald.

Juntamente com Die Lustige Witwie (A Viúva Alegre) - esta sendo de autoria de Franz Léhar - Gräfin Marize é uma das mais adoráveis e famosas obras musicais do gênero!
Postado pelo canal do Youtube classicroom
https://www.youtube.com/watch?v=0xTgrBJ_rUc

Mais dados sobre este filme raro, fornecidos pelo canal:
Diretor: Richard Oswald
Elenco: Dorothea Wieck, Hubert Marischka, Charlotte Ander
Música: Emmerich Kálmán *Libreto: Julius Brammer, Alfred Grünwald Regente: Artur Guttmann
* Libreto: Termo usado no jargão musical, significando a letra de uma ópera, de uma opereta ou de **oratórios e ***cantatas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Libreto
https://www.dicio.com.br/libreto/
http://www.aulete.com.br/libreto
https://www.meloteca.com/dicionario-musica.htm#l
Em inglês, escreve-se como na forma original italiana da palavra: libretto.
https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/libretto
https://www.merriam-webster.com/dictionary/libretto

** oratório/oratória (no sentido musical):

Composições musicais não destinadas à encenação, embora de estrutura semelhante à da ópera, sendo, em geral, de tema religioso, embora haja algumas de temática profana:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Oratório_(música)
https://www.meloteca.com/dicionario-musica.htm#l

***cantatas:

Composição vocal para uma ou mais vozes (por vezes também com coros), com acompanhamento instrumental e de inspiração religiosa ou profana. Leia mais detalhes de suas caraterísticas nos links abaixo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cantata
https://www.meloteca.com/dicionario-musica.htm#l

Website deste canal russo:
http://classicroom.ru

Sobre o compositor Emmerich Kálmán:
Emerich ou Imre, o compositor desta icônica opereta, foi um judeu húngaro nascido em 24 de outubro de 1882 em Siófok, na margem sul do *lago Balaton - região então sob o domínio do Império Austro-Húngaro - atualmente na Hungria.
https://en.wikipedia.org/wiki/Emmerich_Kálmán

Página sobre ele no site Operetta Research Center:

http://operetta-research-center.org/tag/emmerich-kalman/
O novo centro de pesquisa Emmerich Kálmán inaugurado em Budapest, na Hungria, em 2017:
http://operetta-research-center.org/new-emmerich-kalman-research-centre-budapest/
 No famoso site Britannica Online:
https://www.britannica.com/biography/Emmerich-Kalman
Mais um link:
https://www.naxos.com/person/Emmerich_Kalman/16122.htm

Sobre o diretor, Richard Oswald:
O diretor desta obra cinematográfica tão especial, Richard Oswald, era ele mesmo também um judeu nascido e criado no Império Austro-Húngaro, sendo que vienense. Ele escrevia e dirigia (pelo que entendi todos ou a maior parte dos) seus filmes, os quais chegaram a um total aproximado de cem, com um significativo número de filmagens de operetas:
https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Oswald

Do mesmo ano de 1932,  um remake de um filme homônimo de 1919, que é considerado um clássico do terror:
 "Unheimliche Geschichten" (1932) (O título em inglês tem aparecido com pequenas variações no Youtube: por vezes Uncanny, outras Eerie Stories/ Contos Sinistros)
https://www.youtube.com/watch?v=zP9mC5ZdCEg&t=25s
Nota: O comentário do 'Youtuber' Ben Rowe na página do vídeo alega que algumas cenas estariam fora de ordem (segundo a pessoa, 'em muitas partes (ele usou o termo lugares em inglês)', enquanto que em alguns casos seriam até mesmo repetidas. Não posso afirmar se ele está certo em dizer isto pois não tenho o filme original completo para verificar estes detalhes mas é a única cópia (e gratuita) que encontrei desta raridade até o momento.

"Diferente dos Demais/Outros" foi pioneiro e revolucionário em abordar o tema da homossexualidade ainda em 1919, tendo causado imensa polêmica na época, como seria de se esperar, obviamente, devido ao conservadorismo então vigente e que ainda se prolongaria por tantas décadas após se lançamento:
"Anders als die Andern" (Different from the Others)
https://www.youtube.com/watch?v=H3PBJmWWwGI

Atualização(23/01/2018):
Encontrei outra preciosidade cinematográfica deste gênio que, por ser também amante da ficção científica, também posto aqui (já se pode perceber que o conjunto da obra deste grande diretor é rico em preciosidades):
Um filme de ficção científica e terror de 1930, "Alraune" (Mandrágora) é um remake de uma versão de 1928, com a grande atriz Brigitte Helm no papel de Aulraune. Segundo a descrição do dono do canal que fez o upload do vídeo, "esta versão visou um maior realismo, mas ainda é baseada no mito original alemão". É interessante ler a descrição completa dada por "dobargodine' na página do vídeo! O canal oferece legendas em inglês e alemão, o que é muito útil para os que estudam este último idioma, já que assim se pode parar e procurar o significado (em algum dicionário online) das palavras novas.


Alraune (Richard Oswald, 1930) (English and German subs)
Sobre o mito alemão:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alraune
https://en.wikipedia.org/wiki/Alraune
https://treepony.com/the-myth-of-alraune/

E aqui parte da tese de Michael Kobs na University of Missouri, com supervisão do Dr. Sean Ireton:
"THE ROOT OF ALL EVIL? – THE MANDRAKE MYTH IN GERMAN LITERATURE FROM 1673 TO 1913” by MICHAEL KOBS / Thesis Supervisor:Dr. Sean Ireton
Mais links sobre operetas e música erudita em geral:

Sobre a Viúva Alegre (Die Lustige Witwe/The Merry Widow), de Franz Léhar, letra pelos libretistas Viktor León e Leo Stein:
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Viúva_Alegre
http://www.dw.com/pt-br/1905-estreia-de-a-viúva-alegre-em-viena/a-371910
http://www.midiorama.com.br/works/news/13812/theatro-municipal-do-rio-de-janeiro-apresenta-a-viuva-alegre-de-franz-lehar/
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Merry_Widow

Eis mais alguns links para artigos introdutórios em português evidentemente, há muitos outros igualmente bons (alguns possivelmente até melhores), os quais não tive tempo de pesquisar (em inglês os há em abundância, obviamente):
Frederico Toscano:
http://revistasera.ne10.uol.com.br/introducao-a-opera-frederico-toscano/

Introdução à música clássica:
http://classicos.mus.br/generos.htm

Introdução ao assunto para estudantes (site InfoEscola):
https://www.infoescola.com/artes/opera/

PDFs gratuitos:
"O teatro de opereta no Brasil: gênero e história" por Paulo M.C. Maciel e Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)∗ 
http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1276743123_ARQUIVO_texto_para_publicacao_-_Paulo_MacieleMariadeLourdesRabetti.pdf

"O Brasileiro no teatro musicado português - duas operetas paradigmáticas" por Maria da Conceição Meireles Pereira
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/20424/2/revpopsoc152007mcmeireles000085266.pdf
Um trecho do artigo acima: ' ...No caso português, Victor de Aguiar e Silva explica que “a dramaturgia nacional (…) é com frequência importante no plano da literatura, (…) enquanto índice das estruturas da sensibilidade colectiva e das preocupações morais, sociais, políticas, etc., do meio em que foi gestada”, tornando-se, desta forma, “um domínio de eleição para o estudo destes aspectos sociológicos, quer considerado como documento duma época, quer considerado como elemento dinâ- mico de directa influência em largas camadas de público, com todas as repercussões de ordem moral, socio-política, etc., daí advenientes”2 ...' In https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/20424/2/revpopsoc152007mcmeireles000085266.pdf

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